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                          Diretora 
Diretora: Professora Claudia Regina Silva da Eira,  Licenciada  
em Geografia pela  Faculdade Estadual  de  Ciências e Letras 
de Campo Mourão - FECILCAM no ano de 1994. Pós-Graduada 
em Educação Especial.
Atua no Magistério há 19 anos e no Colégio Estadual Dom Bosco-EFMP, há 17 anos.

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequencia, 
poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar". (William Shakespeare)







PLANO DE AÇÃO GESTÃO 2009-2011.

I – ESTABELECIMENTO : COLÉGIO ESTADUAL DOM BOSCO – EFMP
MUNICÍPIO : CAMPO MOURÃO
NÚCLEO : CAMPO MOURÃO
CANDIDATOS : DIREÇÃO : CLAUDIA REGINA SILVA DA EIRA
DIREÇÃO AUXILIAR : HÉRICO FERNANDO MAIÃO.

II – OBJETIVOS GERAIS :
• Proporcionar a melhoria da qualidade da aprendizagem, a estruturação de valores e a formação integral de nossos estudantes ( cidadania e trabalho );
• Trabalhar com muita responsabilidade e comprometimento na integração entre nosso colégio e nossa comunidade;
• Buscar condições para que a aprendizagem de nossos alunos e as ações de nossos professores e funcionários se tornem muito mais prazerosas e completas através da melhoria do espaço físico e dos materiais utilizados no dia-a-dia;
• Agir para que a Gestão democrática e participativa se efetive de fato, nas formas de organização e funcionamento da escola, interligando a todos os que constituem a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários, equipes pedagógica e administrativa, além dos pais ou responsáveis;
• Incentivar, apoiar e subsidiar os projetos desenvolvidos pela escola, pois os mesmos são um complemento aos conhecimentos adquiridos no dia-a-dia em sala de aula;
• Apoiar e oferecer situações favoráveis para a divulgação, qualificação e expansão ( dentro das possibilidades ) dos cursos profissionalizantes, promovendo assim, oportunidades para que nossos alunos se qualifiquem também para o mundo do trabalho;
• Planejar, organizar e destinar os recursos financeiros recebidos com responsabilidade, ética, transparência e participação da comunidade escolar.
• Apoiar e criar novas oportunidades para o aperfeiçoamento dos profissionais da educação;
• Respaldar o trabalho de professores e funcionários, com a equipe administrativa – Direção e Vice-direção - , o mais presente possível.

III – AÇÕES :
O COLÉGIO

A escola é um local onde nossos adolescentes e jovens passam grande parte do seu tempo. A ela confiamos a educação de nossos filhos, não apenas para aprender e aprimorar a leitura, a interpretação, a escrita e o raciocínio lógico, mas também para estruturar valores como respeito, dignidade, solidariedade, honestidade, valorização dos patrimônios públicos e naturais. Por isso a escola deve ser um local que proporcione momentos de aprendizagem, mas também de reflexão e ação. Deve estar sempre integrada a realidade dos alunos e ser vista como um espaço, ao mesmo tempo sério e prazeroso, que oportunize uma formação integral : para o mundo do trabalho e para a cidadania.
Com estas características, é que pensamos a escola que queremos oferecer à comunidade do bairro Lar Paraná. E, para conseguirmos atingir estes objetivos, trabalharemos com muita responsabilidade e comprometimento na integração entre nosso colégio e nossa comunidade, além de oferecer um ensino de maior qualidade. Assim, buscaremos transformar nosso colégio, em um estabelecimento de ensino ainda mais respeitado e dinâmico. 

A COMUNIDADE

Escola e comunidade estão interligadas e uma necessita da outra. Portanto, precisamos melhorar esta integração através das seguintes ações :
• Mini-cursos ( através de parcerias com órgãos municipais e estaduais, instituições de ensino superior, associações, empresas particulares ) ofertados à comunidade escolar, em especial aos alunos, e à comunidade do bairro;
• Desenvolvimento do Projeto “Escola de Pais” para discussões sobre gravidez precoce, prevenção ao uso de drogas, psicologia da criança e adolescente, violência na escola, em parceria com igrejas do bairro e associação de moradores, para integrar família e escola.

ESPAÇO FÍSICO, RECURSOS MATERIAIS E SUBSÍDIOS PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
A aprendizagem de nossos alunos e as ações dos professores e funcionários se tornam muito mais eficazes quando as condições do espaço físico e dos recursos materiais são adequadas e de qualidade. Assim, buscaremos promover parcerias com órgãos públicos e privados para proporcionar as seguintes melhorias :
• Executar, com seriedade, responsabilidade e transparência, a administração e manutenção dos recursos financeiros oriundos do governo estadual para as obras de reforma do colégio;
• Agilizar o projeto de reforma da quadra de esportes ( paredes laterais, iluminação adequada e arquibancada ) para 2009;
• Efetivar, gradativamente, através do projeto “Viva a Escola”, oportunizado pela Secretaria Estadual de Educação, mudanças no ambiente escolar que o tornem ecologicamente correto ( Mini-bosque, mini-estufa, cisterna de captação de água da chuva e sua distribuição, lixeiras para recicláveis, placas construídas com recicláveis para captação de energia solar para aquecimento da água da cozinha e lâmpadas automáticas para economia de energia elétrica ) e também na comunidade, com o reflorestamento da vegetação ciliar das margens do Rio Km 119 ( esta ação também terá auxílio dos estagiários do curso de Geografia da FECILCAM e estagiários da UTFPR );
• Melhorar o espaço destinado à horta e utilizá-lo para aulas práticas;
• Instalar lousas de pincel atômico, substituindo as de giz;
• Substituir o sinal sonoro atual, por sinal musical;
• Recreio com música ambiente;
• Instalar portão eletrônico no estacionamento dos professores;
• Viabilizar o Programa “Boa Notícia”, através do “Jornal Dom Bosco” ( bimestralmente );
• Ativar e manter o site do Colégio Dom Bosco, que foi idealizado pela Secretaria Estadual de Educação;
• Adquirir novos livros para biblioteca dos professores e alunos, inclusive para o curso profissionalizante e efetivar parceria para que os professores e funcionários possam utilizar os livros da biblioteca da FECILCAM;
• Adquirir mais materiais esportivos;
• Instalar ventiladores no laboratório de Informática, sala de Educação Física e sala de Vídeo;
• Melhoria do espaço físico destinado ao descanso dos funcionários de serviços gerais;
• Aquisição de novos materiais para facilitar o trabalho do setor de serviços gerais;
• Viabilizar espaço físico para o efetivo funcionamento do Grêmio Estudantil;
• Aquisição de nova aparelhagem de som para os eventos desenvolvidos no colégio;
• Adquirir novas cortinas para as salas de aula ( “blackout” );
• Direção mais presente junto à comunidade escolar, inclusive respaldando professores e funcionários através de esclarecimentos sobre as Leis que protegem os funcionários públicos ( reuniões diretas com a Direção no início do ano letivo );
• Divulgação de re-matrículas de forma dinâmica, chamando a atenção da comunidade para a qualidade do ensino oferecido pelo colégio, para que os pais sintam-se seguros e confiantes no trabalho de toda a equipe escolar.

GESTÃO DEMOCRÁTICA
A democracia se expressa na organização e funcionamento da escola, portanto ao se caracterizar uma gestão democrática, entende-se que esta gestão deve estar centrada em trabalho, transparência e abertura, não apenas integrando a escola com a comunidade local, mas interligando a todos os que constituem a comunidade escolar – alunos, professores, funcionários, equipes pedagógica e administrativa. Na gestão democrática, a direção passa a ser articuladora das ações, preocupando-se com as necessidades da escola e facilitando o trabalho e o ensino de qualidade. Portanto, propomos :
• Assegurar o efetivo funcionamento do Conselho Escolar e APMF do colégio, com agendamento prévio das reuniões durante o ano letivo, exceto em casos de reuniões extraordinárias;
• Promover eleições para a composição do Grêmio Estudantil e subsidiar as suas ações;
• Discussões coletivas ( equipe pedagógica, professores e funcionários ) e prestações de contas aos órgãos colegiados e à toda comunidade escolar ( edital ), sobre todos os recursos financeiros e materiais recebidos;
• Implantação da “Caixinha de Sugestões” aberta a toda a comunidade escolar, inclusive aos pais.

PROJETOS
Os projetos desenvolvidos pela escola são um complemento aos conhecimentos adquiridos no dia-a-dia em sala de aula e estão diretamente relacionados aos conteúdos das disciplinas. Assim, acreditamos na grande importância de incentivar, apoiar e subsidiar os projetos e/ou programas que o colégio já possui e os outros que surgirão. Exemplos : Festival de Step Dance, Rexona-AdeS Esporte Cidadão, Agenda 21 Escolar, Viva a Escola, Semana do Trabalhador, Semana do Secretariado, Fanfarra, Cultura Afro, Torneio Inter-classes, Conhecendo o Paraná ( cultura regional ), Resgate Histórico do Colégio Dom Bosco, Educação Fiscal, Iniciação Científica Júnior, Projeto “Amor”, Literatura e teatro na Escola; e os projetos que serão reativados como a Feira de Ciências e o Festival de Talentos. Também receberá total apoio para manutenção, a Sala de Recursos e de Apoio, além de promovermos melhorias na recepção aos convidados participantes de projetos e eventos ofertados pelo colégio. Todos os projetos e/ou programas aqui citados contemplam atividades intelectuais, culturais e/ou científicas ( música, dança, teatro, educação ambiental, artes plásticas, esportes, ciência...) que só contribuem para o desenvolvimento de nossos alunos.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Pretendemos continuar e melhorar o apoio ao curso profissionalizante que o colégio já possui ( Técnico em Secretariado Subsequente ), mas almejamos aumentar as oportunidades para que nossos alunos e comunidade possam se aperfeiçoar melhor para o mundo do trabalho. Compreendemos que a vinda de novos cursos depende, em maior parte, da Secretaria Estadual de Educação, mas estaremos acompanhando com grande responsabilidade o processo de pedido para um novo curso técnico a ser efetivado no colégio, além de outros programas da Secretaria Estadual de Educação, como o PROEJA, que é um programa de Educação de Jovens e Adultos, integrado a formação profissional. Tudo o que depender de nossa administração, estaremos totalmente dispostos a viabilizar.

RECURSOS FINANCEIROS RECEBIDOS PELO COLÉGIO

Os dados referentes as verbas e manutenção do colégio estão a disposição no Portal Dia-a-Dia Educação, clique no link abaixo para verificar as informações.

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FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


Todos têm conhecimento que a Secretaria Estadual de Educação oferece oportunidades para a capacitação profissional dos trabalhadores da educação. Mas também incentivaremos parcerias com instituições de ensino superior como a FECILCAM ( Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão ) e a UTFPR ( Universidade Tecnológica Federal do Paraná ), para expandir as oportunidades de aperfeiçoamento de nossos profissionais, inclusive no próprio ambiente escolar, através de palestras e dinâmicas de grupo que enfoquem temas relacionados a relacionamento interpessoal, ambiente de trabalho, motivação pessoal e profissional e outras sugestões que possam surgir. Estes momentos serão destinados aos professores e a toda equipe de funcionários do colégio, promovendo ,além da informação e do estímulo, a integração. Também proporcionaremos momentos para a troca de experiências e de materiais entre os professores, que acontecerão bimestralmente.

IV – RESPONSÁVEL

• Direção : Claudia Regina Silva da Eira
• Direção Auxiliar : Hérico Fernando Maião
• Equipe Pedagógica
• Professores, funcionários e órgãos colegiados.
Todos terão a sua parcela de responsabilidade na promoção das ações aqui propostas, pois apenas com o trabalho coletivo é que se alcança grandes objetivos. Mas a dupla de articuladores e líderes destas ações serão a Direção e Direção Auxiliar.

V – CRONOGRAMA

Gestão 2009, 2010 e 2011 ( com exceção do Projeto “Viva a Escola” que talvez necessitará de continuidade na próxima gestão ).

VI – AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO
O Plano de Ação será afixado em edital e avaliado durante as reuniões administrativas e pedagógicas, além da “Caixinha de Sugestões”. Isto ocorrerá durante toda a Gestão 2009-2011. Através destas informações a Direção poderá orientar-se quanto às conquistas e a retomada de novas ações para atender as necessidades da comunidade escolar, sempre enfocando a participação coletiva.


"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho
que se sonha junto é realidade.”










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